muito muito

de: inesnin // para: rnin

pai querido,

cheguei só ontem em são josé dos campos. estava já meio desanimada com o lugar onde estava quando encontrei um povo incrível fazendo uma vivência de agroecologia (tem curso universitário disso) na casa ao lado. só de pisar lá comecei a dar risada. fluiu. onde estava era mais moroso, mais difícil, machista e menos achado. ainda assim, aprendi muitas coisas lá. fotos só tirei analógicas, vai render um tempo ainda, mas uma amiga tirou e assim que tiver envio mais. pra vcs verem umas paredes de bambu..

estou vendo como continuar a viagem, aqui em são josé talvez dê pra gerar meios. tem um céu sensacional, é um bairro rural, se chama freitas. escolas de crianças. permacultura. na casa da minha amiga não tem internet, não pega telefone, tem garrafas coloridas nas paredes, dorme-se em esteiras no chão. colhe folhas no jardim pra fazer comida.

o tal povo que conheci há pouco, além de ir a praias lindas e trocar muito, me deu carona até aqui e fiquei de ir visitá-los em são carlos. talvez role uma carona pra lá, estou vendo isso. é uma cidade quase toda universitária, com pelo menos um projeto permacultural (urbano!) forte, o veracidade. tenho certeza que conhecer isso vai ser importante.

estou também mapeando para onde ir nos próximos meses, é algo crucial quando penso que chegamos a 2014 e logo chega a copa. saindo do maracanã, fico imaginando sua casa com fornos de cerâmica, o jardim, e o quanto eu sei agora para contribuir. cerâmica também pode ser louça, telhas. tijolos eu aprendi a fazer só com prensa. de solo-cimento. precisa duma máquina bem simples mecânica, só. aliás, estou escrevendo de uma casa de inventores de construção e ferragens. vou fotografar.

mandei também um projeto para um edital de residências artísticas com dinheiro. sei que um amigo da denise que é curador e tem um trabalho foda está na comissão. meu projeto mais “ousado” até agora, e totalmente nesse caminho. estou também esperando a resposta de outro. e bolando mais projetos por aqui. acho que morando em algum lugar como esses eu consigo me dedicar mais às coisas, e, principalmente, faz muito mais sentido.

estou mais forte também. tipo “muque”. tipo academia. hahaha.

casca de manga e urucum funcionam de protetor solar. comi semente de cacau torrada! que é de onde se faz o chocolate. gente da cidade que nunca viu tanta coisa..

beijos
inês.