carta de motivação

à equipe curatorial

:

Venho do Rio de Janeiro. Atuo em pesquisa, artes visuais, produção cultural e escrita. Fui assistente de curadoria, de artistas, fiz cinema, festivais. É recente que comecei a expor, a organizar minha produção e a criar novos desdobramentos.

Por aqui, o texto atua como matéria de pensamento – a ele se soma o registro de imagens com o olhar, nem sempre uma câmera. Cada circunstância pede uma decisão. Agora: vontade antiga, que percorreu certa estrada para chegar onde está. Não se encontra muda, tampouco parada. Reorganiza seus arredores e arestas.

Minha formação acadêmica começa em Filosofia, se volta para os Estudos de Mídia com a intenção de se aproximar de uma compreensão mais apurada do presente. E retorna à filosofia, por vezes e constantemente. Talvez um meio de buscar aprofundamentos.

De um desejo de compreender o contexto contemporâneo em que estamos inseridos partiu essa ideia de estudar meios e tecnologias, por serem canais que filtram todo o fluxo de relações de poder que chega a público. Antes, me dediquei à filosofia política, que de forma ou de outra se faz sempre presente. Pois, como diz Rancière, a política é uma política de imagens…

E por um movimento que se faz inevitável, de corpo e voz e ações na rua, vídeo e fotografia, me meto a produzir no mundo das imagens e a tentar lidar com elas. Resta dançar com o mundo como forma de existir, lidar com seus signos, gracejos, armadilhas. Tentativa e erro, contusão, retorno, nem tantas ideias fixas. São versões, modos, caminhos alheios e traçados divergentes.

As linguagens se misturam, posto que teoria e prática são aspectos de uma mesma função. Pesquisa que alimenta e motiva ação, texto que é processo para imagem, experiência em mercado de trabalho que gera matéria a ser reorganizada, em sobreposições. As trajetórias se somam e se complementam o tempo todo.

Ficarei grata de ter a oportunidade de percorrer as minúcias, os terrenos, a memória, reflexões e saberes que por certo irei encontrar durante o ciclo de palestras a ser oferecido em XXXX.

com alegria,
Inês Nin