• kinomichi (linhas)

    volante
    volátil

    kinomichi_1

    kinomichi_2

    kinomichi_3

    kinomichi_4

    kinomichi_5

    kinomichi_6

    kinomichi_7

    kinomichi_8

    kinomichi_9

    kinomichi_10

    kinomichi_11

  • colagem de chão

    territórios corrompidos, firulas demasiado belas para sobrexistir a qualquer asfáltico caminho, reinvenção.

    em campos de linho-semeadura, durezas vãs e decisões esquivas, além-trópicos ou no planalto central: que haveremos de fazer, que estratégias adotar, que tópicos consternar, que discussões postergar. ligaduras. caminhos. inveja tanta de algo que foi mas nunca fez, vontades, suntuosidades vãs de uma situação que não embeleza, pelo contrário, envereda em redemoinho e sabe-se-lá por onde mais.

    construir! rios, pontes, tessituras? diria mais é observar, observar e respirar, observar e estarmos juntas nesse lugar nenhum. onde colocar os pés, precisamente. da terra cuidar. aquebrantar as migalhas de civilização que nos fundam, que nos constroem, que nos inventam em descartes e poeira, poeira de caminhões. e cigarros.

    é curioso como uma busca de sentido que inauguramos com tanta alegria se perca e se misture a muitas outras lutas, e se torne sim mais complexa a cada dia. obviamente tem um quê de controle nisso, de uma vontade de lugar, de produzir eixo, cabo, chão.

    eu não sei chão, eu sei voltagens. desvencilhar. de último, só peço menos atribulações e tributos durante o percurso, que haverá de se atravessar.

    menos verbo, uma observação de gestos.

    uma dança de gestos. às vezes mais pronunciados ou cada vez mais em meandros, em semilinhas e meias falas, sugeridos, expelidos entredentes.

    não subestimar as ligaduras, ou mais precisamente as invenções de que dispomos, as ferramentas que recebemos.

    o ritmo que imprimimos na dança é o mesmo que irá orientar o percurso. a desenvoltura de perceber os mínimos caminhos e desviar, reestruturar, apresentar por mais óbvia que seja uma solução palpável, alguma que não haverá de rastrear.

    gracejos simples, cachoeira: cuide dos dentes, eu cuido do facão.

    linha escrita, em mãos.

  • estilhaço

    as máscaras se formam no infinito. não têm desenvoltura, são de uma dureza que só. solitárias florestas de nós mesmos; pequenas prisões que fazem abraços, corroem laços, voltam para tecer de novo. pequenos rumos de umas coisas assim tão belas, tão pequeninas, florzinhas a se espalhar no chão e descer ladeiras, e então tudo desmorona. só que nós, aqueles vincos distantes, estaremos já em outro chão, um chão de árvores, um chão sem fundo nem querelas.

    será de abismos composta a história, será de acasos fortuitos que não se sabem abraços, pois terão de aprender tudo de novo. terão de compor as estruturas, aprender a erguer tijolos, a revirar o solo e também a respeitar os seus tempos, os seus enlaces, as suas curvas. e não são simples as curvas, elas são no mínimo do tipo ‘cotovelo’, quer dizer, no mínimo muito inclinadas. milhões de dobrinhas a desvendar a cada movimento.

    e no entanto não existe cansaço, não será sem braços nem ação. se nos cansamos, iremos nos refazer de novo, após uma noite de canto e muitos pés que ritmicamente se revolvem em movimentos fluidos e circulares. sim, círculos e circuitos promovem regeneração de estruturas, ainda que elas mesmas circulares, sempre em curvas correndo em espirais, não apreensíveis posto que se movem e estão sempre a seguir.

    abraços, de que será feita a estrutura. gêneros, curvas, enlaces. ainda que turvas as memórias, ainda que retorcido o movimento, o contexto geral e toda sua dureza de cimento. cinismo aprendemos nas infâncias, o be-a-bá do mundo, para depois revolver-nos em desconstruções, risadas, todos aqueles absurdos que irão compreender mínimos aspectos e enfim a noção de que não há todo a ser visto, senão de outro modo. todos os nós compreendidos em estilhaço, e sim estilhaço, mas ainda curvas, curvas nos salvarão.

    e só nós mesmos, por entre as árvores para inventar costuras e desmembrar as cinzas, todas elas. em múltiplas partes e fragmentos, cientes de seus limites e asfaltos, ainda tecendo curvas sem chão.

  • Δ

     

     

     

    this version is solid
    steel and blood
    dia noturno
    sonho difuso
    plasmo: um andar

    covinho
    conspícuo
    bravo

    indeciso indiz:
    habitável
    abstrataberta crê:
    quem sabe

    uma só uma vez
    quem sabe mais

    três vezes
    vingou

    não se pode expurgar a linguagem
    fazer de sonsa e insana
    deixar habitar o mais verme sagaz
    dentro da membrana

    e há história
    e há dito
    e sentido
    vontade e abraço

    contrassenso, audaz
    volucidez
    conterrânea

    de aqui mais um e só sabe um três
    amigos

    de final feliz e vivemos finais todos os dias voilá

    a juventude senil que não tem mais memória (acabou)
    o celular

    o acaso vindouro e as ideias tão velhas
    da casa na montanha
    do bravo asfalto se fez
    e se criou
    e perdurou
    e abandonou

    o casco acaso brindou
    tão lindo
    tão rasgo

    vem cá me diz
    um selo

    quem vê

     

     

  • sumo (reunir: anzóis)

    a velocidade dos acontecimentos; puro rasgo solto feito no ar. nosso sol dia-a-dia faz bolhas, brilhabrilha, e eu pergunto aos sóis onde é que se voam.

    seja dita a memória desses transeuntes: desembestaram na estrada, ao léo, inversamente proporcionais às mágoas acumulariam sem mordedura, nem abraços pontuais, de segurar o chão.

    a lama não escorre, ela cria anzóis. anzóis sem aros, de composição duraleza, para sustentar esse esqueleto. quando ele subitamente se esquece de ser e da força propensora necessária para seguir existir.

    ao ar. nozes cascos se entrerrevezam entre ares, de novo, que era fogo ontem, vai virar tudo água amanhã. lembraduras, com lambidas ao pé do ouvido, afeto, ternura, somos nós.

    anzóis. remexeu a terra por dentro de toda aquela multidão, ficaram pingando ares por aí. colaboraram uns com os outros, a pouco perceber a teia que formavam, tão fortezinha, assaz vindoura e safada o suficiente para seguir, seguir d’algum modo, a subir e ir e vir.

    da correria já bastava aquela fumaça toda, que tantos e nós acabávamos por engolir, só de sair na rua, e respirar esses jornais que deveriam provocar risadas. mas acabam, quase acabam com nós. sem bordas nem cascas ficamos, fragilizados e despidos em corpos celestes ao deus dará.

    pois as cascas reúne, e não há de sucumbir às tristezas vindouras, nem às tristezas repentinas que assaltam e vêm arrasar. ata tua rede, anzol, amigo fortuito e tanto querido que todos nós sentimos muito.

    , juntos, abraçamos abraçamos.

  • roupa

    ritmo, tessitura de tempo reverso.

    composição de nervura; processo.

    lavar roupa como prática artística. lavar roupa como gestual de braço, força pequena, corpo em riste cotidiano. lavar roupa como prática subestimada em todos os tempos de correria urbana. lavadeiras, seres rurais.

    – por que você não compra uma máquina, inês?
    – mas e sentir o processo, o fazer? o tempo é outro, não?

    (isso vale para tantos degelos de dobras, tantos variantes da mesma partitura)

    testo um ritmo; leveza. quando pesa revejo os trejeitos, penso se cabe um pouco lá, por fim cedo. às vezes o rumo é ceder, sem invalidar o processo.

    um ano inteiro lavando roupa na mão. arreguei por duas vezes bem esparsas: levei roupa pra lavar no rio de janeiro, carregando na mala. não tenho tempo, aquela frase tão sem vazão.

    não ter tempo é não dispor de si mesmo, não ordenar bem as coisas, priorizar sem saber como.

    (sabedoria de tempos mutantes, sempre se faz, se recomporta)

    aprendo tanto com gestos cotidianos, uma casa que se faz, precisa se fazer do zero, ponto de partida mirim para tantos gestos maiores, relutantes, aprendizes gigantes.

    mais difícil entender o que vem pronto, o que chega benfazejo de durezas de formas e poucas brechas entre azulejos para composição. gesto é composição, é cuidado, olhar o terreno e entender como ele te abraça.

    como se faz um abrigo? com que autonomia posso cuidar de um sustento?

    (não será com braço alheio, não será sem chão)

    (é quase música; repito, enveredo)

  • ia

    org
    órgão
    organiza
    orgia
    ia

  • ~

    minhas vestes de samurai já não ecoam hinos
    os ramos não existem mais

    astutos saberes de coisaduras
    ibagens

    é preciso reinventar as estruturas
    visagens, planas, espasmos correntes

    todos os meses foram postos à mesa
    assim como os iguais

    calados, publicam membranas
    assombram correntes, seguem coisas mortas

    ..

    do sentido que perdemos ontem
    temos aqui: uma amostra

    um não-sei-quem-faz
    percorridos foram os ventos

    têm sido todos os dias
    todos os dias me calo

    tagarelamos conjuntamente sobre quaisquer assuntos
    minha boca tem bolhas

    de sussurros me faço em paz
    solfejo, passarinha

    se abro os véus me põem mais bolhas
    inócuos vermes que saem

    nada de auspicioso nisso, sabemos
    contudo, minha boca

    astutos sossegos construídos e sem modos
    seremos,

    selar os cantos de coisentão
    e procurar morfemas

    livros
    uma boca inerte talvez que observa

    se expressa por uma vitrola
    mais frequentemente pela cozinha, mesmo

    barriga
    sabor e transformação de matéria, alimento

    (quase não escrevo)
    (quase não obliquo)

  •  

    domesticidade selvagem

    pernas

    fôlego

     
     

    talvez o desafio seja tecer uma continuidade

     

    (abrupto)

    (abrupto)